fbpx
‎mito2.‎001 Manamiga Escola, Comunidade, Cultura
Modalidade:

Curso on line via zoom – esgotado e encerrado!!

Datas e horário:

14, 21 e 28 de MARÇO + 4/04

Quintas das 19h às 21h

Contribuição:

Inteira: 55 euros

Bolsa 50%: 28 euros

**se precisas de bolsa nos avise na inscrição (abaixo)

Duração Total:

4 aulas de duas horas = 8h00 horas

Curso on line – inscrições encerradas

Curso “O mito da beleza”

Jneves1 Manamiga Escola, Comunidade, Cultura

Sobre o curso

Iremos além das leituras e releituras das questões levantadas pelo livro O Mito da Beleza, da Naomi Wolf. Este é um texto que suscita várias questões que envolvem o género “mulher” e suas impossibilidades, como padrão de beleza inalcansável e um ideal que abarca sofrimentos e inadequações. Faremos também um percurso histórico do mito da beleza ao longo do tempo e seu confronto com as ideias e evoluções feministas.

A pressão estética sobre as mulheres é um fenómeno intemporal, mas que ganha uma força exponencial com o surgimento dos primeiros movimentos feministas politizados. Já Mary Wollstonecraft notava, com pesar, o tempo que as mulheres são obrigadas a dedicar a «abonecar-se», a infantilidade a que isso as reduz, e a crueldade de viver sob tais expetativas. Cada «onda» feminista é acompanhada de um backlash político, social e cultural, cuja expressão mais subtil (e eficaz) opera através dos conceitos de beleza e desiderabilidade.

Há mais de 30 anos, Naomi Wolf escreveu a obra seminal sobre este tema, que nunca deixou de ser atual. Neste curso, vamos ler de perto O Mito da Beleza, a par de outros contributos de autoras feministas contemporâneas, e refletir acerca das questões que levantam.

Cada aula é dedicada a um tema específico:

AULA 1 – O MITO DA BELEZA – apresentaremos a tese central do livro, os conceitos por quais ele avança e os argumentos que são feitos; e apresentaremos em seguida alguns excertos do livro Perfect Me: Beauty as an Ethical Ideal, da Heather Widdows, que retoma muito do trabalho da Wolf e o recontextualiza em termos de Filosofia Moral;

AULA 2 – O MITO DO LIFESTYLE – partiremos das reflexões da Wolf sobre a natureza disciplinar da beleza enquanto ligadas à crítica da Jia Tolentino ao regime de produtividade sob o capitalismo tardio, também às teses da Susie Orbach em Fat Is a Feminist Issue e à análise da anorexia como doença social e civilizacional da Susan Bordo em Anorexia Nervosa;

AULA 3 – O MITO DO AMOR – falaremos da crítica da Wolf ao ideal de amor romântico e à sua perspetiva do ideal de beleza como forma de repressão sexual; somadas aos escritos de Eva Illouz e ao seu conceito de capitalismo escópico e de mercantilização dos afetos. Também falaremos da Monique Wittig e do conceito de heterossexualidade compulsiva. Ainda abordaremos a autora Tamara Tanenbaum, uma escritora argentina que tem um trabalho ensaístico/ jornalístico muito interessante sobre estes temas (no livro El Fin del Amor).

AULA 4 – REAPROPRIAÇÃO DO PRAZER – nesta aula, dedicaremos mais tempo a continuar discussões de sessões anteriores, mas vamos congregar a conversa à volta da questão de “como ultrapassar o mito da beleza?”, e o que poderemos encontrar quando o fizermos. Analisaremos as conclusões da própria Wolf, claro, que propõe como solução libertadora uma reapropriação do prazer e o estabelecimento de um diálogo intergeracional. Leremos também uns excertos da Teoria King Kong, da Virginie Despentes, e um da Jess Zimmerman chamado The Monstrous Beauty of Medusa.

Formadora: Joana Neves

Filósofa e mestre em Estudo das Mulheres.

Joana Márkus Neves é licenciada em Filosofia, pós-graduada em Direito da Igualdade e mestre em Estudos Sobre as Mulheres. Enquanto editora, publicou autores como Armistead Maupin, Ali Smith, David Sedaris, Stefan Zweig, Alison Bechdel, Marjane Satrapi e Shaun Tan. Entre os autores que traduziu encontram-se Art Spiegelman,Jeanette Winterson, Jonathan Safran Foer, Michaela Cole, Maggie O’Farrell, Slavoj Zizek e Mary Wollstonecraft. É autora dos podcasts Contos Não Vendem e Sê Bela e Fala-te.

Fotografia Naomi Wolf: Roger Askew/Rex/Shutterstock

Scroll to Top