fbpx

Sobre nós

A MANAMIGA é um espaço de conhecimento e de ativismo feminista.
ESCOLA – CULTURA – COMUNIDADE.

A partir desses três eixos, que se interrelacionam, queremos participar na construção coletiva de um futuro ecofeminista para todes. Somos um projeto aberto à partilha de ideias e ações.
Estamos a construir a primeira ESCOLA FEMINISTA de Portugal para formar pensamento crítico, criar sabedoria prática e fomentar a ação.
Além da escola e da nossa comunidade, somos responsáveis por uma agenda cultural, em que divulgamos o trabalho artístico desenvolvido por mulheres e/ou que versa sobre os tópicos da luta feminista.

A MANAMIGA é, antes de tudo, acolhimento, respeito e partilha. Com Audre Lorde aprendemos que não existe hierarquia de opressão, com Djamila Ribeiro sobre lugar de fala e com Marcia Tiburi descobrimos o quanto o feminismo pode ser dialógico. Assim, para todas as possibilidades de feminismos, como para todes as mulheres, somos um lugar de pertença. Unir conhecimentos, histórias e movimentos é a nossa estrada no ativismo feminista.

Objectivos e Projectos

Os nossos objetivos e projetos envolvem formação de pensamento crítico e discussão das lógicas sociais pré-estabelecidas, aprendizagem com saberes que respeitam vivências não padronizadas, interseccionalidade como metodologia e acolhimento para fomentar a partilha entre as pessoas.
Como ativistas feministas, estamos comprometidas com pautas de transformação da realidade capitalista-patriarcal e colonialista, também capacitista, atravessadas por discussões de raça, classe, género e sexualidade.
Muitos projetos virão e poderão ser construídos em conjunto com a nossa comunidade e com outras organizações. Pessoas feministas são sempre bem-vindes na manamiga!

Manifesto Manamiga

O feminismo é um sentimento que nos move para a mudança. Porque todas nós sentimos as injustiças que vivemos, pequenas ou grandes, quaisquer que sejam a nossa classe, género, cor, independentemente do nosso lugar no mundo. Sentimo-las e calamo-nos. Ou choramos ou gritamos. Mas às vezes pensamos ou percebemos que podíamos ter feito algo para transformar a nossa realidade e a de outras. E isso é o feminismo. Esse sentimento de que há muito a mudar, de que nós temos o poder de transformar, de que não estamos sozinhas nisso. Feminismo é ação, porque acontece em nosso dia-a-dia. E acontece também quando estamos juntes, porque este não é um processo individual, o feminismo é algo que se faz no coletivo. Aqui na Manamiga resumimos essas verdades numa expressão que nos guia: “Somos feministas porque sentimos o nosso poder de reimaginar o futuro”.

martamartins Manamiga Escola, Comunidade, Cultura

Marta Martins

Gestora cultural, é diretora executiva da Artemrede, no âmbito da qual tem desempenhado funções de planeamento estratégico, gestão e programação cultural, desenho e coordenação de projetos intermunicipais e intersectoriais, de âmbito europeu e nacional. Como oradora tem participado em várias conferências e seminários na área da política e da gestão culturais. Co-fundadora e coordenadora da agenda cultural da escola feminista manamiga.

valquiria Manamiga Escola, Comunidade, Cultura

Valquiria Porto da Rosa

Formada em administração de empresas e com especialização em branding, trabalhou em diversas agências de comunicação e consultorias de marca. Como activista feminista fez diversas formações e estudos de teoria feminista e atua em comunicação digital pró-direitos das mulheres; também fundou o Mamaworking para mães-solo e, atualmente, é co-fundadora da escola feminista manamiga.

Scroll to Top